- Consulte o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) ou a concessionária responsável pela rodovia para saber das condições das estradas em que pretende rodar.
- Faça a checagem dos freios e da parte elétrica do veículo. Todas as luzes e setas devem estar funcionando corretamente. Se alguma estiver queimada, será necessário trocá-la.
- Conferir se todas as ferramentas obrigatórias estão no carro: macaco, chave de roda e triângulo para sinalização. Também vale a pena ter outras ferramentas, como jogo de chaves fixas, chaves de fenda e lanterna. Além disso, o extintor de incêndio deve estar dentro do prazo de validade.
- Verifique o nível do óleo do motor. Para fazer essa inspeção o carro deve estar em local plano, com o motor frio, após ter ficado algumas horas em descanso. O nível correto deve ficar entre as marcas mínima e máxima da vareta. Lembre-se que óleo em excesso pode sujar as velas e o sistema de alimentação nos carros com carburador. Ao contrário, a falta de óleo compromete a lubrificação das partes móveis internas, podendo causar o travamento ou desgaste prematuro do motor.
- Complete a água do radiador sempre com o motor frio. Faça isso a cada semana, de preferência logo pela manhã, antes de sair de casa. Isso evita um choque térmico que poderia causar o empenamento do cabeçote e outros problemas mais sérios ao veículo. O nível correto deve ficar entre as marcas máxima e mínima do reservatório.
- Verifique a calibragem dos pneus. Ela deve ser checada sempre comos pneus frios, de preferência pela manhã, no posto mais próximo de sua casa, assim que começar a rodar. A explicação é simples: quando o carro está em movimento o atrito da roda com o piso aquece os pneus. Isso aumenta o volume interno de ar e faz com que a pressão se eleve. Qualquer calibragem nessas condições vai apontar uma medição alterada.
- A bateria do carro é um item que requer manutenção. Nas baterias não seladas, verifique e complete o líquido a cada 30 dias, reduzindo essa freqüência no verão, período em que há maior evaporação. Use sempre água destilada.
Fonte: Fenaseg notícias - www.segs.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário